segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Cerveja Skol

Skol é uma marca de cerveja fabricada no Brasil pela AmBev, com a licença da Carlsberg, uma empresa da Dinamarca.
Skol é a cerveja mais “bebida” no Brasil em função do seu sabor leve e suave, que conquistou o paladar dos bebedores de cerveja de plantão. Mas qual seria a milagrosa fórmula da Skol? Surgiram na mídia algumas teorias, entre elas, uma insinuando que o segredo da Skol estaria na água que veio do planeta Saturno (fala sério). De qualquer forma, a sensação de prazer que dá ao tomar uma Skol estupidamente gelada, é única. Skol “A cerveja que desce redondo."
Além da modernização na linha de produção da cerveja  Skol, ela sempre esteve associada ao espírito jovem e foi concedida para ser compartilhada entre amigos. Com isso nasceram alguns eventos que se proximaram de manifestações culturais como: Skol Stage, Skol Spirit, Praia Skol, Skol Rio, Skol Sensation, Skol Beats, Bloco Skol do famoso Carnaval de Salvador e outros.
Com todo esse trabalho de promoção e mídia, a marca Skol virou sinônimo de festa e entretenimento. E agora: qual será a próxima promoção da Skol?
A história da Antarctica desenvolveu-se a par da da Brahma. Após os primeiros anos de alguma indefinição e de contínuas mudanças, a firma estabilizou, tornando-se numa das maiores empresas brasileiras do sector das bebidas. A última grande convulsão terá acontecido em 1940, ano em que os proprietários da Companhia Antárctica Paulista, Antonio e Helena Zerrener, alemães de nascença, faleceram e não deixaram herdeiros. A
Já sob a nova gerência, é introduzida, ainda em 2004, a cerveja Serrana, com uma receita inédita, elaborada a partir de várias fórmulas datadas do início do século XX e que foram encontradas na fábrica da cervejaria Antarctica durante a catalogação do Projecto Memória Viva da empresa. Para além desta, surgem também a Bohemia Royal Ale, a Brahma Liber e a Skol big-neck, em garrafa de 50cl e com tampa de rosca.
Resta-nos deixar uma última palavra para a cerveja que é líder incontestada do mercado brasileiro: a Skol. Curiosamente, a ideia de formar a Skol surgiu na Europa, em 1964, a partir de um grupo formado por seis cervejarias entre as quais se incluia a "Sociedade Central de Cervejas", de Portugal. Inicialmente, a Skol associou-se ao Grupo S (Scarpa), que era detentor de 4 cervejarias: a Rio Claro (Caracu), a Santista, a Cayru e a Londrina. Essa união originou a Indústrias Reunidas Skol/Caracu, S.A., que viria a lançar a cerveja Skol Pilsen. Em 1970, a Skol é adquirida pela BRASCAN, grupo formado por empresários brasileiros e canadianos. A estrutura accionista só viria a ser alterada em 1980, ano em que a Brahma compra a empresa, juntando às suas marcas a Skol, a Caracu e a Ouro Fino. Sempre na vanguarda da tecnologia, a Skol foi a primeira cerveja em lata do Brasil a ser comercializada em folha de flandres, para além de ter inovado com embalagens descartáveis de vidro e tampas de abertura fácil. Por outro lado, novas versões vão surgindo, como sejam a Skol Bock, a Skol Ice e a Skol Fest (cerveja em lata de 5 litros, acompanhada de bomba e bolsa térmica), mantendo-se igualmente a aposta na Caracu (relançada em lata em 1998). É também firmado um acordo com a Carlsberg, o que permite à Skol distribuir esta marca no Brasil. A última grande novidade desta empresa foi o lançamento, em 2002, da Skol Beats, uma cerveja refrescante e de aspecto moderno e, mais recentemente, a Skol Lemon, uma cerveja com um ligeiro sabor a limão.

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