segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Cerveja Skol

Skol é uma marca de cerveja fabricada no Brasil pela AmBev, com a licença da Carlsberg, uma empresa da Dinamarca.
Skol é a cerveja mais “bebida” no Brasil em função do seu sabor leve e suave, que conquistou o paladar dos bebedores de cerveja de plantão. Mas qual seria a milagrosa fórmula da Skol? Surgiram na mídia algumas teorias, entre elas, uma insinuando que o segredo da Skol estaria na água que veio do planeta Saturno (fala sério). De qualquer forma, a sensação de prazer que dá ao tomar uma Skol estupidamente gelada, é única. Skol “A cerveja que desce redondo."
Além da modernização na linha de produção da cerveja  Skol, ela sempre esteve associada ao espírito jovem e foi concedida para ser compartilhada entre amigos. Com isso nasceram alguns eventos que se proximaram de manifestações culturais como: Skol Stage, Skol Spirit, Praia Skol, Skol Rio, Skol Sensation, Skol Beats, Bloco Skol do famoso Carnaval de Salvador e outros.
Com todo esse trabalho de promoção e mídia, a marca Skol virou sinônimo de festa e entretenimento. E agora: qual será a próxima promoção da Skol?
A história da Antarctica desenvolveu-se a par da da Brahma. Após os primeiros anos de alguma indefinição e de contínuas mudanças, a firma estabilizou, tornando-se numa das maiores empresas brasileiras do sector das bebidas. A última grande convulsão terá acontecido em 1940, ano em que os proprietários da Companhia Antárctica Paulista, Antonio e Helena Zerrener, alemães de nascença, faleceram e não deixaram herdeiros. A
Já sob a nova gerência, é introduzida, ainda em 2004, a cerveja Serrana, com uma receita inédita, elaborada a partir de várias fórmulas datadas do início do século XX e que foram encontradas na fábrica da cervejaria Antarctica durante a catalogação do Projecto Memória Viva da empresa. Para além desta, surgem também a Bohemia Royal Ale, a Brahma Liber e a Skol big-neck, em garrafa de 50cl e com tampa de rosca.
Resta-nos deixar uma última palavra para a cerveja que é líder incontestada do mercado brasileiro: a Skol. Curiosamente, a ideia de formar a Skol surgiu na Europa, em 1964, a partir de um grupo formado por seis cervejarias entre as quais se incluia a "Sociedade Central de Cervejas", de Portugal. Inicialmente, a Skol associou-se ao Grupo S (Scarpa), que era detentor de 4 cervejarias: a Rio Claro (Caracu), a Santista, a Cayru e a Londrina. Essa união originou a Indústrias Reunidas Skol/Caracu, S.A., que viria a lançar a cerveja Skol Pilsen. Em 1970, a Skol é adquirida pela BRASCAN, grupo formado por empresários brasileiros e canadianos. A estrutura accionista só viria a ser alterada em 1980, ano em que a Brahma compra a empresa, juntando às suas marcas a Skol, a Caracu e a Ouro Fino. Sempre na vanguarda da tecnologia, a Skol foi a primeira cerveja em lata do Brasil a ser comercializada em folha de flandres, para além de ter inovado com embalagens descartáveis de vidro e tampas de abertura fácil. Por outro lado, novas versões vão surgindo, como sejam a Skol Bock, a Skol Ice e a Skol Fest (cerveja em lata de 5 litros, acompanhada de bomba e bolsa térmica), mantendo-se igualmente a aposta na Caracu (relançada em lata em 1998). É também firmado um acordo com a Carlsberg, o que permite à Skol distribuir esta marca no Brasil. A última grande novidade desta empresa foi o lançamento, em 2002, da Skol Beats, uma cerveja refrescante e de aspecto moderno e, mais recentemente, a Skol Lemon, uma cerveja com um ligeiro sabor a limão.

Skol

Skol é uma marca de cerveja de propriedade da empresa dinamarquesa Carlsberg, com licença para ser fabricada no Brasil pela AmBev. Seu nome vem do sueco skål, que significa "à vossa saúde/à nossa saúde"; expressão comum que antecede brindes. É hoje a maior do segmento no mercado brasileiro. É comercializada nos tipos Pilsen, beats, chope claro e escuro.A cerveja Skol Pilsen foi lançada em 25 de agosto de 1964 na Europa e chegou ao Brasil em 1967. Sua história é marcada por inovações que revolucionaram o setor. Em 1971 lançou a primeira lata em folha-de-flandres. Também foi pioneira ao lançar a primeira lata de alumínio em 1979. Em 1993 lançou a Skol Pilsen em lata de 500ml garrafa long neck com tampa de rosca.
Junto do padrão internacional de embalagens descartáveis, lançou em 1996 a embalagem long neck de 355ml de conteúdo. Em 1997 trouxe ao mercado a primeira lata com boca redonda. Em 1998 iniciou um período de campanhas publicitárias maciças. Como patrocinadora oficial do Campeonato Brasileiro de Supercross, trouxe ao Brasil, em 1999 o campeão mundial Jeremy Macgrath. Ainda em 1999 ocorreu o Skol Rock, evento que reuniu bandas inéditas. 2000 iniciou com a campanha "2000: O verão mais redondo do planeta" (referencia aos três zeros do número do ano).
Em 2000 também ocorreu a primeira edição do Skol Beats, evento patrocinado pela Skol que reuniu grandes astros da música eletrônica em Curitiba e São Paulo. O Skol Rock não se perdeu e foi resgatado em festas em Curitiba e no interior de São Paulo. 2002 chegou com uma embalagem especialmente desenvolvida para o verão.
Também foi lançado o novo tipo de cerveja: Beats. Este foi feito com base no que o consumidor quer para festas de agito. Trouxe mudanças no sabor e no teor alcoólico e uma embalagem long neck de 330 ml transparente.
Em outubro de 2006 foi criada a cerveja Skol Lemon, com baixo teor alcoólico e limonada. Esta teve aceitação dividida entre o público. Lançou propagandas bem humoradas e carismáticas, sendo seu mais recente sucesso uma campanha para o verão 2006/2007 em que um grupo de amigos faz brincadeiras uns com os outros e que vão guardar lembranças pro resto da vida; reforçando a idéia jovem, público alvo da cerveja.
A história da cerveja Skol começou num caminho de ousadia no ano de 1967. Ao passo em que o mercado de cerveja seguia sempre monótona e rotineiramente em linha reta, a cerveja Skol sempre buscou os maiores desafios nas curvas.  Por isso a Skol lançou em 1971 a primeira cerveja em lata do Brasil. A partir dali o mercado de cervejas no Brasil nunca mais seria o mesmo.
Uma inovação puxou a outra. E os produtos da família Skol não pararam mais de crescer. Depois de lançar a primeira cerveja em lata no Brasil, veio a primeira lata de alumínio (1989), a embalagem de garrafa long neck com tampa de rosca (1993), o latão Skol (1993), a primeira lata com boca redonda (1997), a Skol Beats com garrafa transparente e design inovador (2003), a Big Neck de 500 ml (2004), a Geladona que conserva a temperatura por mais tempo (2005), a Skol Lemon (2006), o multipack com 18 unidades (2007), a Skol Redondinha que gela rapidinho, incluindo sua versão Skol Beats para tomar em qualquer lugar, e a Skol litrão, que não deixa o quarto copo vazio (2008).
Em 1998 a Skol começou um período de grandes campanhas e eventos publicitários. A Skol foi patrocinadora oficial do Campeonato de Supercross e trouxe ao Brasil, em 1999 o famoso campeão mundial Jeremy Macgrath. Também no ano de 1999 foi criado o Skol Rock, um super evento de shows que reuniu bandas inéditas. No ano de 2000 a Skol iniciou a campanha “2000: o Verão Mais Redondo do Planeta” , referindo-se aos três zeros do ano. No mesmo ano de 2000 aconteceu a primeira edição do Skol Beats, uma festa e  evento publicitário patrocinado pela Skol. O Skol Beats conseguiu reunir grandes nomes da música eletrônica na cidade de Curitiba e também em São Paulo.
O Skol Rock não foi esquecido e continuou acontecendo em festas no interior de São Paulo e em Curitiba. Já em 2002 a Skol lançou uma embalagem nova, especialmente desenvolvida para o verão.A Skol também lançou um novo tipo de cerveja, a Beats que foi desenvolvido especialmente para as necessidades dos consumidores que freqüentavam festas de agito. Na fórmula da Skol Beats foram feitas mudanças no sabor e no teor alcoólico da cerveja e foi engarrafada em uma embalagem Long Neck transparente com 330 ml.